Notícias

Giba e Fabi celebram o Dia Olímpico com 600 crianças de projetos sociais do Rio de Janeiro

COB levou atividades esportivas e culturais ao estádio olímpico João Havelange

Atribua uma nota:

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) celebrou o Dia Olímpico nesta quarta-feira, no estádio olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro, oferecendo diversas atividades esportivas e culturais para cerca de 600 crianças do programa SESI Cidadania do Complexo do Alemão, Penha e Maré. O ponto alto do evento foi a participação dos campeões olímpicos de vôlei Giba e Fabi.

Além da presença dos campeões e da tradicional Corrida do Dia Olímpico, o COB organizou clínicas esportivas (atletismo, badminton, hóquei sobre grama, judô, lutas, rugby e vôlei), atividades culturais, educativas e distribuição de medalhas de participação. "Essas iniciativas servem para que a gente inspire as crianças a fazerem esportes e encararem o esporte como uma oportunidade de vida", disse Fabi, que começou a praticar vôlei em um projeto social no Rio de Janeiro. "O vôlei entrou na minha vida de uma forma muito social. Sem saber, eu estava praticando o vôlei e deixando de ficar com alguns amigos que não escolheram um caminho tão legal. Eu me sinto feliz em ter essa oportunidade de estar com essas crianças e também me vejo um pouco nelas", disse a bicampeã olímpica em Pequim 08 e Londres 12.

Giba e Fabi encantaram as crianças. Os dois conversaram e passaram dicas aos jovens, deram autógrafos, tiraram fotos e participaram de todas as atividades, chegando a disputar uma animada partida de badminton. "Esse evento é muito importante para as crianças porque muitas delas têm a oportunidade de conhecer novas modalidades. Quem sabe não temos um talento do badminton surgindo aqui hoje. O evento é válido também para atrair o público para os Jogos Rio 2016", disse Giba. "Hoje foi um dia especial para as crianças e para mim também", completou o medalhista olímpico de ouro em Atenas 04, e prata em Pequim 08 e Londres 12.

Para muitas crianças, que tinham entre 6 e 13 anos, esse foi o primeiro contato com um ídolo do esporte. "Esse dia foi muito legal porque eu pude brincar muito. O Giba é muito gente boa, tirou uma foto comigo. A medalha que ganhei aqui hoje vou pendurar na parede do meu quarto", disse Rafael Silva, do Alemão.

A quase dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Dia Olímpico mostrou novas modalidades e os valores do esporte para as crianças do Alemão, Maré e Penha. "Antes eu não tinha nada pra fazer quando saía de escola e agora eu faço aula de vôlei. Também jogo futebol com os meus amigos que moram na mesma comunidade. Esporte é bom demais", disse Raíssa Barbosa, moradora da Maré.

Aniversário do COI - O Dia Olímpico é habitualmente celebrado no mundo todo no dia 23 de junho, comemorando o aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894. Este ano, em virtude da realização da Copa do Mundo de futebol, o COB optou por celebrar o Dia Olímpico nesta quarta-feira, dia 30.

Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...