Notícias

Estágio Internacional de Taekwondo da ABT recebe treinador espanhol com 97 medalhas mundiais

Participaram das atividades no Centro de Treinamento Time Brasil 22 treinadores da modalidade

Atribua uma nota:

O Instituto Olímpico Brasileiro realizou nesta semana o I Estágio Internacional de Taekwondo da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), no Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk. Para ministrar o Estágio, a ABT trouxe o treinador espanhol Ireno Fargas. Ícone mundial do treinamento de taekwondo, Ireno é considerado o maior campeão da modalidade, com 16 medalhas olímpicas e 97 medalhas em mundiais.

Participaram do Estágio os 22 alunos do Taekwondo da Edição 2013-2015 da ABT, entre eles o treinador da seleção brasileira júnior, Rodney Penna Saraiva. Ao longo de uma semana, Ireno compartilhou com os treinadores brasileiros uma série de técnicas de preparação e sistemas de treinamentos que serão fundamentais para o desenvolvimento da modalidade no país.

"Os treinadores brasileiros estão muito bem preparados no aspecto da preparação física e agora querem se modernizar taticamente e na parte psicológica. Considero esta iniciativa da Academia Brasileira de Treinadores essencial para o crescimento do taekwondo no país. O Brasil já figura entre os melhores do continente e, com a realização dos Jogos Olímpicos em casa, tem todas as condições de estar entre as grandes potências mundiais", avaliou Ireno.

Este estágio é mais um módulo voltado à 2ª turma da Academia Brasileira de Treinadores, que tem, além do taekwondo, profissionais de judô e lutas associadas. Esta 2ª turma iniciou suas atividades em dezembro de 2013 e tem formatura prevista para novembro de 2015, portanto são 2 anos de curso.

"Acreditamos que um dos pontos altos da ABT é o estágio internacional por ser uma excelente oportunidade para troca de experiências e informações com os grandes treinadores mundiais, de diferentes escolas e nacionalidades; além de prover suporte teórico e prático para o aperfeiçoamento da modalidade, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva", observou Augusto Heleno Pereira, diretor do Instituto Olímpico Brasileiro.

A ABT tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores de esportes de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

"O COB vê a capacitação de treinadores como um caminho fundamental para buscar a superação de um ponto crítico do esporte brasileiro. Atualmente existe uma lacuna na formação de profissionais interessados em atuar no esporte de alto rendimento como treinador. Queremos com a ABT formar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento esportivo e alcançar resultados positivos em nível mundial. Com isso, além de contribuir para o aprimoramento técnico das diferentes modalidades, a ABT vai ao encontro da estratégia definida pelo COB de tornar e manter o Brasil uma potência olímpica".

A primeira turma da ABT teve início em 2012, e já está na reta final do curso, com previsão de formatura para novembro de 2014. As modalidades olímpicas contempladas na primeira turma foram: atletismo, ginástica artística e natação.

Tags: ,
Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...