FAQ

FAQ

Veja abaixo respostas às dúvidas mais comuns sobre o Comitê Olímpico Brasileiro. Centenas de mensagens são eviadas regularmente. As perguntas mais frequentes são selecionadas e publicadas com as respostas. Para entrar em contato, clique no "Fale Conosco". 

Tags:

Localizar por

O que é o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB)?
O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é o departamento de educação do COB para o esporte olímpico. O seu objetivo maior é gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento. Em cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, o IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.
Categoria Educação Views 63 visualizações
O que é a Lei Agnelo/Piva?
Sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso em 16 de julho de 2001, a Lei nº 10.264 - conhecida como Lei Agnelo/Piva por causa do nome de dois de seus autores, o então Senador Pedro Piva (PSDB-SP) e o então Deputado Federal e ex-Ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PC do B-DF) - destina 2% do prêmio pago aos apostadores de todas as loterias federais do país ao COB (85%) e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (15%).
Categoria Investimentos Views 52 visualizações
Como funciona o Fundo Olímpico?
O Fundo Olímpico é formado pelo COB a partir de uma parcela dos recursos que a entidade recebe da Lei Agnelo/Piva. O objetivo é atender a projetos especiais apresentados por todas as Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicas cujos valores não couberem no orçamento anual aprovado pelo COB para cada Confederação, ou no orçamento disponível de outras fontes de recursos da Confederação.

Tais projetos são fundamentalmente orientados para a preparação das equipes e atletas com maiores possibilidades de alcançarem os melhores resultados nas principais competições do calendário internacional, como Jogos Olímpicos e Jogos Pan-americanos.
Categoria Investimentos Views 46 visualizações
Qual o papel do Comitê Olímpico Brasileiro na organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016?
O COB não atua na organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Seu papel é organizar e dirigir, com a colaboração das entidades dirigentes nacionais dos esportes olímpicos, a preparação e a participação dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Categoria Jogos Olímpicos Rio 2016 Views 61 visualizações
Qual a meta do COB para a participação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016?
A meta do COB é ficar entre os dez primeiros países no número total de medalhas. Em Pequim 2008, a Ucrânia ficou na décima colocação geral, com 27 medalhas.
Todo o trabalho que já vem sendo feito será intensificado após a avaliação dos resultados dos Jogos Olímpicos Londres 2012.
Categoria Jogos Olímpicos Rio 2016 Views 56 visualizações
Por que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016?
A cidade do Rio de Janeiro foi eleita como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 com uma vitória por 66 a 32 sobre Madri (Espanha), na rodada final da eleição realizada pelo Comitê Olímpico Internacional no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

Na disputa, o Rio superou também as cidades de Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão). Para obter a vitória, a candidatura brasileira apresentou sólidas propostas técnicas, além de outros pontos decisivos, tais como: união dos três níveis de governo, o fato de os Jogos nunca terem sido realizados na América do Sul e de o povo brasileiro ser conhecido mundialmente por sua forma de celebrar o esporte. Além disso, o Comitê Olímpico Internacional percebeu o poder de transformação que estes Jogos significarão para o Rio, para o Brasil e para a América do Sul.

A vitória do Rio de Janeiro teve Chicago eliminada na primeira rodada, com 18 votos (contra 28 de Madri, 26 do Rio e 22 de Tóquio). A candidata japonesa foi a segunda a sair da disputa, com 20 votos (contra 46 do Rio e 29 de Madri).
Categoria Jogos Olímpicos Rio 2016 Views 43 visualizações
Como proceder para visitar a Biblioteca do COB?
Agende uma visita através do e-mail biblioteca@cob.org.br. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, no seguinte endereço: Avenida das Américas, nº 899, Barra da Tijuca, CEP: 22631 000 Rio de Janeiro – RJ.
Categoria Cultural Views 39 visualizações
Por que o Rio de Janeiro decidiu se candidatar à sede dos Jogos Olímpicos de 2016? Qual foi a atuação do COB neste processo?
Em 25 de agosto de 2006, o Conselho Executivo do COB decidiu apresentar à Assembleia da entidade a proposta do Rio de Janeiro como cidade postulante a 2016, que foi aprovada por aclamação. Naquele momento, a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 abria um caminho natural para uma nova tentativa de efetivação do projeto Olímpico brasileiro. Essa visão se mostrou acertada com a vitória do Rio de Janeiro na disputa pelos Jogos de 2016.
Categoria Jogos Olímpicos Londres 2012 Views 30 visualizações
Página 2 de 2
Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...