Comissão de atletas

comissão de atletas do cob
Crédito: Rafael Bello/COB

Comissão de atletas

A Comissão de Atletas do COB foi criada em 2009, inspirada na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), tendo o medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman como seu primeiro presidente.

No dia 26 de fevereiro de 2013, a nova Comissão para o período 2013-1016 elegeu, por aclamação, o seu novo presidente: Emanuel Rego, dono de três medalhas olímpicas no vôlei de praia, incluindo o ouro nos Jogos Olímpicos Atenas 2004. Hortência Marcari, campeã mundial e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, no basquete, será a vice-presidente.

Catorze dos 19 integrantes da nova Comissão foram eleitos através de uma eleição on line entre os atletas do Time Brasil participantes das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos. Mais de 200 atletas que integraram as delegações brasileiras em Pequim 2008 e Londres 2012 participaram do pleito. Cada Confederação Brasileira Olímpica teve o direito de indicar até dois atletas para a eleição, que teve 30 candidatos.

Os outros quatro atletas foram indicados pelo Conselho Executivo do COB: o ginasta Arthur Zanetti, ouro em Londres 2012 nas argolas; o nadador Thiago Pereira, prata em Londres nos 400m medley; e os ex-atletas Gustavo Borges, detentor de quatro medalhas olímpicas na natação; e Hortência Marcari.

A atleta de snowboard Isabel Clark permanece na Comissão até a eleição que escolherá um(a) novo(a) integrante dos esportes de inverno após Sochi 2014.

A Comissão tem como principal objetivo atuar como um canal de comunicação entre os atletas e o COB, oferecendo sugestões e recomendações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico. O tempo de mandato da nova Comissão de Atletas do COB será de quatro anos, e irá até o fim do ciclo olímpico, em 2016. A Comissão tem obrigação de reunir-se pelo menos duas vezes por ano.

Os objetivos da Comissão são: ser o principal canal de comunicação dos atletas com o COB; estabelecer um ambiente de discussão onde os atletas possam compartilhar informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Sul-americanos; oferecer sugestões e recomendações sobre qualquer assunto relacionado ao Movimento Olímpico; analisar a adoção dos melhores modelos, técnicas e padrões para o desenvolvimento dos atletas brasileiros; representar os direitos e interesses dos atletas olímpicos e formular recomendações a este respeito; incentivar a presença feminina no esporte; apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte.

Relação dos 19 atletas da nova Comissão de Atletas do COB:

PRESIDENTE: Emanuel Scheffer Rego (vôlei de praia)
VICE-PRESIDENTE:  Hortência Marcari (basquete) - Indicada pelo Conselho Executivo do COB
Arthur Zanetti (ginástica artística) – Indicado pelo Conselho Executivo do COB
Chana Masson (handebol)
Fabiana Alvim de Oliveira – Fabi (vôlei)
Fabiana de Almeida Murer (atletismo)
Fabiano Peçanha (atletismo)
Fernanda Oliveira (vela)
Gustavo Borges (natação) - Indicado pelo Conselho Executivo do COB
Isabel Clark (snowboard) – Permanece na Comissão até Sochi 2014
Marcelo Machado – Marcelinho (Basquete)
Maria Portela (judô)
Nivalter Santos de Jesus (canoagem)
Rafael Silva (judô)
Renzo Agresta (esgrima)
Robert Scheidt (vela)
Tatiana Lemos (natação)
Thiago Pereira (natação) - Indicado pelo Conselho Executivo do COB
Yane Marques (pentatlo moderno)

Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...